junho 22

Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes

Olá pessoal, tudo bem?

A resenha de hoje é de um livro que adiei muito para começar a leitura, fiquei com um pouco de medo de me frustrar, pois devido aos comentários a expectativa era grande. Não posso afirmar que o livro é todo perfeito, mas é sim uma bela história, tão bela que ganhou uma adaptação cinematográfica, que inclusive encontra-se em exibição nos cinemas. Vem conferir o que eu achei do livro mais comentado do momento.

Título Original: Me Before You

Título: Como Eu Era Antes de Você

Autor(a): Jojo Moyes

ISBN: 9788580573299

Ano: 2013

Páginas: 320

Editora: Editora Intrínseca

Nota: 5/5

Adicione: Skoob

Compre: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino

Lou Clark sabe uma poção de coisas. Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado, Patrick. O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida. Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso. O que Will não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois.

Louisa Clark é uma jovem de 26 anos que não possui muitas ambições na vida. Ela trabalha em um café, seu salário não é lá grandes coisas, mas é suficiente para ajudar a família. Ela ainda vive com seus pais, com sua irmã Treena, que é mãe solteira, com seu lindo sobrinho e seu avô que sofreu um derrame e agora precisa de cuidados. Ela namora há seis anos com um Patrick, um triatleta e personal trainer, que só pensa em se manter em forma. Lou nem sabe se ainda o ama, mas como tudo na vida dela, ela não se importa, para ela tudo está ótimo assim.

Essa calmaria em sua vida acaba. O café onde ela trabalha fecha, e com isto ela perde seu emprego, seu pai também corre o risco de ser demitido de seu emprego, então ela vai ao Centro de Trabalho, e entre tantas opções hilárias, como por exemplo dançarina de pole dance, ela consegue um trabalho de cuidadora, um emprego temporário, seis meses, com um ótimo salário. Ela terá que cuidar de um tetraplégico.

Lou descobre que cuidará de Will Traynor. Will foi atropelado por uma motocicleta, e desde então vive preso a uma cadeira de rodas. Logo Lou descobre que Will é uma pessoa muito difícil, ele vive mal-humorado, de mal com o mundo, ele passa a impressão de detestar estar vivo. Lou descobre que isto não é apenas uma impressão, ele realmente detesta sua vida, tanto que planeja um suicídio assistido, marcado para dali seis meses.

“Fale com ele, pelo amor de Deus. Claro que ele se sente infeliz. Está preso a uma maldita cadeira de rodas. E você certamente está sendo inútil. Apenas fale com ele. Conheça-o. Qual a pior coisa que pode acontecer?”

Ao saber disto, Lou decide que fará Will mudar de ideia, ela tentará mostrar a ele que mesmo que ele não possa fazer tudo que fazia antes, ainda é possível ter uma vida feliz.

E assim eles se aproximam, Lou começa a conhecer melhor Will, e seus sentimentos por ele começam a mudar; o mesmo acontece com Will, ele também tentar mostrar a Lou que o mundo é muito mais que só aquilo que ela conhece, que ela deve explorá-lo, deve se arriscar e principalmente, deve pensar em si mesma, não apenas nas outras pessoas.

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Como Eu Era Antes de Você é um livro narrado em grande parte em primeira pessoa por Lou, com alguns capítulos narrados também em primeira pessoa por outros personagens, como Treena, a mãe e o pai de Will. É uma leitura comovente, nela podemos imaginar como é difícil a vida de uma pessoa que possui limitações, como ainda há muito preconceito e muita falta de acessibilidade. Traz também uma reflexão sobre a opção de escolha, que por mais difícil que seja, devemos sempre respeitar a escolha de quem amamos.

Cheguei a este livro devido aos comentários e ao lançamento do filme. E depois que fechei o livro me perguntei, porque demorei tanto para lê-lo, é um livro tão lindo, te ensina tanto em tão poucas páginas, é impossível não se emocionar com a história. Este é também o primeiro livro da Jojo que leio, e posso afirmar que já me tornei fã dela.

Bem, diante de tudo isto só me resta recomendar o livro, quem ainda não leu está esperando o que para conferir e caso você já tenha assistido ao filme e não tenha lido o livro não deixe de lê-lo, mesmo o filme sendo ótimo, o livro é sempre melhor.


Tags:, , ,
Copyright 2019. All rights reserved.

Posted 22 de junho de 2016 by Hermes Lourenço in category "livros

Agradecemos sua visita! Volte sempre que puder! Se quiser deixe um comentário com sua opinião, assim que pudermos responderemos. Comentários ofensivos não serão aceitos.