abril 9

Eu Te Darei o Sol – Jandy Nelson

Olá pessoal, tudo bem?

O livro de hoje foi super aclamado pela crítica, ganhando uma série de prêmios. Um livro cativante e emocionante. Confiram!

eu-te-darei-o-sol_capa_1Título Original: I’ll Give You The Sun

Título: Eu Te Darei o Sol

Autor(a): Jandy Nelson

ISNB: 9788581636467

Ano: 2015

Páginas: 384

Editora: Novo Conceito

Nota: 4/5

Adicione: Skoob

Compre: Amazon | Americanas | Saraiva |  Submarino

Jude e seu irmão gêmeo, Noah, são inseparáveis. Até uma tragédia mudar isso. Agora eles mal se falam e estão apaixonados por pessoas que não foram feitas para eles. O amor é complicado.

Noah e Jude são irmãos gêmeos. Um é o oposto do outro; no auge de seus 13 anos Jude é o que a maioria das meninas quer ser, popular. Ela se dá muito bem com o pai ao contrário da relação que mantém com sua mãe, cheia de brigas e discussões, sua mãe sempre dizendo para ela não ser “este tipo de menina” aquele tipo oferecida e ela sempre virando as costas para ela, achando que sua mãe não a ama, que vive de implicância gratuita com ela. Noah é um garoto quieto, que vê o mundo de uma forma diferente, única, ele é um artista, tudo para ele está relacionado com a pintura, a arte. Ele não possui uma boa relação com o pai, seu pai quer que ele seja o tipo de garoto que gosta de esportes, de se aventurar, o tipo durão, mas Noah se sente diferente, ele está se descobrindo, e tudo começa a se tornar mais claro para ele quando Brian seu novo vizinho aparece em sua vida, e desperta nele um sentimento único, um sentimento que ele nunca experimentou. A relação entre Noah e a mãe não poderia ser mais perfeita, ela também ama arte, e vê o grande potencial que Noah tem, ela quer que ele entre em uma importante escola de arte. A mãe dos gêmeos também quer que Jude entre para a escola, mas deixa claro que a torcida maior é para Noah. E assim Noah e Jude dividem o mundo; Noah deseja a atenção do pai e Jude a da mãe; apesar das diferenças eles se amam.

” Ah, claro – diz ela, surpreendendo-me completamente. – Eu te darei o sol.”

No aniversário de 14 anos a relação pacífica do irmãos acaba. Seus pais estão se separando, Noah descobre um segredo de sua mãe e sua mãe presencia uma cena que deixa Noah constrangido. Jude faz uma coisa que prejudica o sonho de Noah, por puro ciúmes e inveja e passa por uma situação horrível que marcará sua vida para sempre. Todos esses fatos fazem com que a relação dos irmãos seja desfeita.

“Lágrimas de luto deveriam ser coletadas e depois ingeridas para curar a alma.”

Agora aos 16 anos, Noah e Jude não se falam mais. Jude entrou para a escola de arte, já Noah não. Noah agora é um garoto popular, sua anormalidade desaparece, agora ele se tornou um garoto normal, e aquele brilho em seus olhos não existe mais. Jude não é mais uma menina popular, agora ela não se relaciona com o mundo da mesma forma, se esconde por trás de seu moletom, fala constantemente com sua avó morta e acha que tudo de ruim que está acontecendo em sua vida é culpa de sua mãe morta que não perdoa seu ato.

E assim é a vida deste dois irmãos, a bela relação que existia entre eles não existe mais, muitos segredos não permitem a aproximação deste dois novamente, isto até o belo modelo Oscar, que posa para pintores e o escultor Guilhermo entrarem na vida deste dois. A partir deste momento todos os segredos que separavam estes irmãos serão revelados, e Jude ainda conseguirá se apaixonar, coisa que ela imaginava nunca conseguir.

“Encontrar sua alma gêmea é como entrar numa casa onde você já esteve – você vai reconhecer a mobília, os quadros na parede, os livros nas prateleiras, as coisas nas gavetas: você é capaz de se localizar no escuro se precisar.”

Eu Te Darei o Sol é um livro típico do gênero, embora tenha um diferencial na forma de contar a história, um diferencial em seu enredo. O livro é contado na versão de Jude e Noah. Noah conta a história na época em que eles têm 13 anos, antes de todos os acontecimentos ruins e sobre como eles ocorreram. Jude conta a vida deles aos 16 anos, quando a relação entre eles não existe mais. Esta forma de escrita faz com que a conexão com os personagens seja mais intensa, que entendamos melhor o que cada um passou, o porque deles se tornarem o que são. O livro ainda toca em assuntos bem polêmicos, como homossexualidade, traição e abuso.

DSC00575

É um livro cativante, que conquista o leitor já na primeiras páginas, você fica ávido para descobrir quais são estes segredos. Confesso que por gostar de livros de investigação não demorei muito para chegar ao veredito, mas é muito legal ver que aquilo que pensei é realmente o real.

Enfim, Eu Te Darei o Sol é um livro que eu super recomendo, vocês irão se emocionar com a história destes dois irmãos.

DSC00559


Tags:, , ,
Copyright 2019. All rights reserved.

Posted 9 de abril de 2016 by Hermes Lourenço in category "livros

Agradecemos sua visita! Volte sempre que puder! Se quiser deixe um comentário com sua opinião, assim que pudermos responderemos. Comentários ofensivos não serão aceitos.