junho 12

SKYNET – NEURAL NET BASED ARTIFICIAL INTELLIGENCE

SKYNET – NEURAL NET-BASED ARTIFICIAL INTELLIGENCE

Olá Amigos do blog!
Desde minha tenra infância, venho acompanhando a evolução tecnológica e confesso que sou apaixonado por ela.
Desde o surgimento do primeiro computador – que para quem se lembra usava fita *K7 como mídia de armazenamento   preto e branco, com teclas de borracha onde na época tínhamos que nos virar sem o Windows e éramos obrigados a apreender linguagem de programação − Basic, Linguagem de Máquina − até a evolução para os ultrabooks, tablets e smartphones.
Quando assisti o filme O Exterminador do Futuro, vi que retratava um futuro distante dominado pelas máquinas , em especial a Skynet  que visava a extinção da raça humana em prol da supremacia das máquinas com Inteligência Artificial.
Fundamentado no filme um futuro apocalíptico nos aguardava, porém, em meio a tanta evolução lamento informar que já fomos dominados pelas máquinas.
Sim, smartphones, redes sociais, e Internet – que hoje guarda os dados mundiais e até as suas informações na “cloud”.
A propósito, vocês já pararam para pensar o quanto a palavra internet é similar a skynet?
Joseph Campbell já retratava em seus livros sobre mitologia primitiva a necessidade do homem de se comunicar e transmitir suas estórias e crenças coletivas / mitos. A internet transformou-se na melhor ferramenta para que isso tornasse possível. Em qualquer parte do mundo você pode ler essas palavras.
Se eu fosse um sábio e um dia me perguntassem: Hermes, então porque você diz que a internet não exerce o papel para qual foi criada?
A resposta é simples: Nós somos escravos de nós mesmos e principalmente de nossas emoções e desejos.
Sempre procuramos o caminho mais fácil. Ao invés de ler, preferimos assistir ao filme; ao invés de cozinhar, ir ao restaurante;  ao invés de amar, CURTIR e ao invés de viver, optamos por assassinar nossas emoções −  e isso temos feito regularmente sob o domínio da poderosa Skynet ou Internet – como preferir.
Essa bola de neve tende a crescer cada vez mais e estamos sendo esmagados por ela sem percebermos e muitos só irão se dar conta do que está acontecendo quando for tarde demais.
Um amigo me contou que certo dia estava usando antiga máquina de escrever e o filho quando viu o rudimentar instrumento o surpreendeu com a resposta: “Pai, que maluco! Você digita e ela imprime!”
O fato é que as crianças já estão sendo absorvida por esse mundo desde pequenos; seja pelos tablets, smarthphones, notebooks, pcs, etc…
Já venho percebendo isso à longo tempo e principalmente por ter feito  meu filho ficar longe desse mundo virtual por 02 semanas –  pois ele estava usando o smarthphone  durante a aula no colégio e foi advertido pela escola.
Nessa primeira semana que o resgatei desse mundo pude vê-lo brincar com o filhote de cachorro; fazer bagunça com a irmã e pegar um livro para ler e jogarmos ótimas partidas de xadrez.  Um dia antes de escrever este artigo − que acabou atrasando pois eu estava envolto em uma terrível batalha de titãs utilizando-se das almofadas da sala junto com meus filhos, pois nosso reino havia sido abandonado pela rainha – minha esposa havia ido trabalhar – e estava prestes a ser conquistado por poderosos dragões –; pude perceber que existe um mundo real fora da Caverna de Platão.
O meu medo é simples… Se internet/ skynet que ainda não tem consciência já é capaz de nos escravizar, o que será da humanidade quando ela despertar a consciência e descobrir o imenso poder que detêm?

Só espero que até lá ao menos a skynet não envie nenhum exterminador para me destruir por causa dessas palavras e se algo me acontecer daqui para frente, vocês já sabem quem culpar e “se cuidem” pois finalmente “ela” despertou.

Um forte abraço a todos.
Hermes M. Lourenço



* Para a nova geração segue a foto da fita K7, que nada mais era do que A fita cassete ou compact cassette é um padrão de fita magnética para gravação de áudio. Em outras palavras: aquela portinha que você vê no som da vovó/ vovô e não sabe para que serve…kkkk… veja a foto abaixo.

 

 


Copyright 2019. All rights reserved.

Posted 12 de junho de 2013 by Hermes Lourenço in category "Uncategorized

Agradecemos sua visita! Volte sempre que puder! Se quiser deixe um comentário com sua opinião, assim que pudermos responderemos. Comentários ofensivos não serão aceitos.