maio 3

Software para escritores


Olá Amigos do Blog!

Bem, hoje trago para vocês um post especial, que acredito que irá auxiliar muito o escritor.

Quem nunca se deparou em estar escrevendo um livro – muitas vezes usando o word – e subitamente… Putz, como era a descrição daquela personagem mesmo? Então começa a via sacra de ficar rolando a barra do word até chegar lá no inicio do livro para encontrar a descrição de seu bendito personagem.
Bem, escrever um livro implica-se em planejamento, construção do personagem, construção da cena, construção da trama,  pontos de vista (POV), cenários, etc.

Se você for criar para cada item desses acima um documento do word, você irá ficar doido de tantos arquivos  guardados ou espalhados na sua área de trabalho.

Eu particularmente uso o editor de texto da microsoft para dar acabamento a meus livros, ou seja lapidá-lo depois de pronto.

Existem softwares para todo gosto e todo tipo de escritor. Um dia, me perguntaram na aba quero escrever um livro e agora? -, sobre qual o melhor software para o escritor?

A resposta é simples, porém tenho que alertá-los: aquele que você mais se adaptar!
Ter um software que nos auxilia na escrita é que nem ter um carro na garagem. Quanto mais você usa, rapidinho o olho cresce e você vai querer ter outro software, ainda melhor. O grande problema em se trocar de software é o tempo que você irá gastar para dominá-lo, pois quanto mais recursos, mais complicado é para manuseá-lo e isso irá atrasá-lo na escrita de seu livro.  Hoje eu estou no meu terceiro software, mas fico pelo menos de 2 a 3 anos com cada um deles. Ainda estou a procura do software perfeito, mas ainda não o encontrei. Com o tempo você irá descobrir que alguns trazem recursos que outros não trazem e quando você muda de software, você irá sentir falta do recurso que o antigo lhe apresentava.

Para os iniciantes, eu recomento o ywriter. Ele é totalmente free – por enquanto-, mas tenho certeza que ele irá ajuda-lo na construção de sua estória. Você pode baixa-lo no link do desenvolvedor: http://www.spacejock.com/yWriter5_Download.html

Dica, sempre baixe o software no link do desenvolvedor, para evitar pragas virtuais.

O ywriter lhe permite trabalhar com varias janelas na mesma tela, bem como, tem a aba para seus personagens, locações, cenas, notas da cena e storyboard. Também você pode configurá-lo em português, além de poder colocar o som da máquina de escrever enquanto digita – adoro esse recurso kkkkkk. No próprio site do desenvolvedor, você irá encontrar o tutorial do programa.

Outro software, que eu já usei, porém não me senti muito satisfeito foi o scrivener, inicialmente desenvolvido para a plataforma mac os, porém, o sucesso foi tanto que acabaram desenvolvendo-o para o Windows. Você pode experimentar a versão demo, porém, não terá tantos recursos como o original. Ele é muito apresentável e como todo sistema mac os, e é muito fácil de usá-lo. A versão para Windows você encontra no link: http://www.literatureandlatte.com/scrivener.phpe custa aproximadamente 40 dólares.

A desvantagem é que você tem que dominar o inglês, mas o visual é fantástico bem como a simplicidade de utilizá-lo.  O ruim da história e você ter que comprar e acabar não gostando. Então recomendo que teste a versão demo.

Na internet podemos encontrar software para todo gosto, para até criar a estória como o dramática pro, que vai lhe fazendo tantas perguntas sobre sua ideia e no final você já tem o esboço pronto de seu livro.

Existem outros diversos softwares para autores que vou apenas cita-los no final do post e cabe  a cada um ser seletivo no que concerne a qual software mais irá satisfazê-lo de acordo com suas necessidades. Outra dica importantíssima é que a maioria destes softwares tem que ser comprada com cartão de crédito, então habilite seu cartão para uso no exterior e compre através de sites seguros como Pay Pal – ou como todo bom brasileiro que sempre tem um conhecido que viaja para o exterior, então encomende seu software.

Aqui segue uma lista de softwares.   

Um forte abraço a todos!



Copyright 2018. All rights reserved.

Posted 3 de maio de 2013 by Hermes Lourenço in category "Dicas Sobre A Escrita

16 COMMENTS :

  1. By Luciano C. Souza on

    Oi, boa tarde!!

    faz pouco tempo que descobri esse software YWriter, e gostaria de produzir um livro, e precisava de um programa que me ajudasse a organizar os pensamentos e ideias!! as vezes, eu sou enrolado! rsrsrs … e gostei desse programa, mas eu tenho uma duvida: pode-se escrever o livro direto no Ywriter (escrever os diálogos, as cenas, etc) ou é só serve para auxiliar na hora da escrita?

    abraços!

    Reply
    1. By Hermes Lourenço (Post author) on

      Olá Luciano, tudo bem?
      O ideal é que o livro seja escrito no Ywriter. Depois de pronto você o converte para o word, para fazer os ajustes finais. Quando comecei a escrever, o ywriter foi meu primeiro software que usei e me auxiliou demais. Forte abraço!

      Reply
  2. By Luan Lopes on

    Ajudou muito cara, valeu mesmo!
    Estava anotando algumas ideias pelo OneNote, mas não fica organizado como no yWriter.
    Está sendo meu primeiro livro, espero conseguir publicá-lo quando estiver finalizado.

    Reply
  3. By Hermes M. Lourenco on

    Olá Roger, tudo bem? Seja bem-vindo ao blog.
    Roger quanto ao uso do software, isso é uma particularidade de cada um. Existem pessoas que gostam e conheço aqueles que até usam cartões e o velho arquivador. Eu particularmente estou amando o Scrivener. Acho que ajuda muito o autor a não se perder em meio a um oceano de informações. De qualquer forma o velho word continua sendo o melhor programa para correção e revisão do documento. Nisso não há o que se discordar. Forte abraço!

    Reply
  4. By Moisés Santos on

    Olá, Hermes, lamento ter descoberto seu blog somente agora (depois de já ter tido a experiência de ler tantos blogs ruins), mas fico feliz em tê-lo encontrado.
    Gostei muito das dicas que você dá sobre o uso do Ywriter, já o tenho comigo, mas confesso que nunca o usei até mesmo pela falta de tempo de poder fazê-lo.
    Mas, na realidade, gostei muito da sua indicação sobre colocar o som da máquina de escrever neste programa. Como faço isso?
    Poderia me orientar? Estou lendo o tutorial, mas não achei esta explicação até o momento. Talvez você me responda antes que eu possa achar alguma informação.

    Obrigado!

    Reply
    1. By Hermes M. Lourenco on

      Olá Lady Sybylla, tudo bem?
      Bem, minha experiência pessoal com softwares é meio complicada, pois eu ainda sou do tempo da velha máquina de escrever. É claro que o advento dos laptops, ultrabooks, desktops, nos facilitou muito a vida. Por incrível que pareça, o software que mais utilizo é um quadro branco gigante que coloquei no escritório aqui de casa, assim, sempre estou olhando para meus esboços, além é claro de poder recorrer a minha biblioteca em caso de dúvidas. Na hora de escrever, utilizo o celtx, apenas pela funcionalidade de você poder trabalhar seus textos online – armazenar na cloud. Depois da massa bruta escrita e concluída, jogo no word e imprimo. Nova leitura, correções e alterações. Depois de pronto, imprimo de novo e começo a ler de trás para frente. Como você pode perceber uso os softwares muito pouco. O celtx pela portatibilidade. Cada um tem sua vantagem e desvantagem. Por exemplo, o storyboard do scriviner é fantástico, em compensação, peca pelo excesso de simplicidade. Já o Liquid Story Binder pesa pelo excesso de complexidade e falta de um bom storyboard. Um forte abraço!

      Reply
  5. By Jose vigia Rodrigues on

    Bom dia Hermes, eu gostaria de escrever uma história de vida de meus pais, bem familiar mesmo e adicionar fotos, este yWriter tem esse recurso, e como faço para imprimir depois.
    Uma pequena quantidade, será que fica muito cara?
    Sem mais agradeço.

    Reply
    1. By Hermes M. Lourenco on

      Olá Jose, tudo bem?
      Apenas agora que encontrei seu comentário aqui no blog.
      Acredito que o ywriter não tenha o recurso para você trabalhar com foto. Mas você pode desenvolver o texto todo no ywriter e depois convertê-lo para word e então acrescentar as fotos. Quanto ao preço, pequenas tiragens, geralmente não são muito caras, porém, sugiro que pesquise editoras que produzam livros de qualidade. Sugiro que antes de fechar com a editora, peça para que ela lhe envie – ou se for preciso comprar, ainda vale a pena – um exemplar dos livros que a editora produz. Pelo menos você terá um modelo fiel do trabalho da editora e poderá avalia-lo com mais segurança se é de qualidade ou não.
      Espero ter lhe ajudado. Forte abraço!

      Reply
  6. By Dilalves on

    Hermes! Saudações. Como em outras publicações, você dá dicas para quem quer escrever. Parabéns pela inciativa e sucesso!

    Reply
  7. By basturknakliyat on

    Muito obrigado Eu gosto da literatura, bom trabalho

    maltepe evden eve nakliyat
    fatih evden eve nakliyat
    ikiteli evden eve nakliyat

    maslak evden eve nakliyat
    eyup. evden eve nakliyat
    kadiköy evden eve nakliyat
    bahçelievler evden eve nakliyat
    ataşehir evden eve nakliyat
    bostanci evden eve nakliyat
    pendik evden eve nakliyat
    beykoz evden eve nakliyat
    merter evden eve nakliyat
    yenibosna evden eve nakliyat
    bakirköy evden eve nakliyat
    bakirköy evden eve nakliyat
    kartalevden eve nakliyat
    uskudar evden eve nakliyat
    nakliyat
    evden eve nakliyat

    Reply

Agradecemos sua visita! Volte sempre que puder! Se quiser deixe um comentário com sua opinião, assim que pudermos responderemos. Comentários ofensivos não serão aceitos.