maio 3

Fumaça dá respostas…

Olá Amigos do blog!

Tenho recebido diversos e-mails me perguntando:
 

  1)      Quanto tempo eu levo para escrever um livro?
  2)      Se eu estudo outros livros técnicos de escrita criativa durante a produção de uma nova estória?
  3)      Se eu já estou escrevendo outro livro?

 

A resposta a primeira pergunta é de 01 a 2 anos – tendo em vista que NÃO sobrevivo exclusivamente da escrita -, porém, consegui  “fatiar” meu tempo de forma que sobre algumas fatias para o trabalho, estudo e escrita. Para se produzir um bom livro, leva de meses a anos. Meu velho avô dizia que “quem tem pressa come cru e quente”. Então, o livro é algo especial e sua produção deve ser revista, revista e revista até cansar… e quando estiver cansado deve se rever tudo de novo e isso demanda dias para se concluir. Não se pode colocar no mercado um livro mal escrito e sem técnicas. Isso irá macular a imagem do autor e irá afastar os potencias leitores de sua obra.  Agora quando seu livro é escrito seguindo as técnicas necessárias e sem pressa, revisando, avaliando opinião de leitores frios – beta readers -, vendo se sua estória é um produto que terá boa aceitação no mercado, aí sim, você está no caminho certo. Tudo isso não se faz de um dia para o outro.
A segunda pergunta a resposta é sim. Tenho uma grande amiga que trabalha em uma editora e foi graças ao conselho dado por ela que decidi mergulhar de cabeça no estudo das técnicas literárias. Venho estudando a aproximadamente 10 anos, lendo livros técnicos em inglês, espanhol e alguns que encontro em português – isso fora os cursos de escrita na qual tenho participado, seja virtualmente ou presencialmente.
Ela um dia me disse: “Hermes, escrever é um eterno processo de aprendizado”.
Essas foram as palavras mais sábias que alguém me disse. Quando era um autor iniciante, também cometi os mesmos erros que a maioria dos autores cometem e as vezes ainda “como algumas moscas”. Só que aprendi a evita-las a tempo.
Ninguém nasce um Dan Brown da noite para o dia. Até mesmo os mais conceituados autores gastam horas de estudo e aprimoramento de suas técnicas, por isso o eterno aprendizado. Há escritores que trabalham com uma equipe técnica por trás de seu sucesso – como Ghost Writers -, e em outros casos: pesquisadores, professores universitários das mais variadas áreas, etc. Em todos os casos um livro não nasce em 30 dias… Talvez um esboço, mas um livro bem escrito jamais.
Quanto à terceira pergunta, vamos lá.
Resolvi responde-la de uma forma diferente, me fundamentando na fumaça da capela cistina do conclave… kkkk
 
Toda vez que eu estiver estudando e preparando o esboço de um livro, vocês irão ver na aba direita do blog uma chaminé com a fumaça preta.
 
Quando eu começar a escrever um livro e for enviá-lo a uma editora, será a chaminé com a fumaça branca.
 
Então para aqueles que quiserem ter ideia do tempo que gasto para a preparação do esboço e estudo – ou seja, as três perguntas que constantemente recebo -,  e só observar o tempo que chaminé com a fumaça preta irá ficar na aba do blog ou a chaminé com a fumaça branca – Vou ver se consigo colocar um contador log abaixo.
Um forte abraço a todos!


Copyright 2019. All rights reserved.

Posted 3 de maio de 2013 by Hermes Lourenço in category "Dicas Sobre A Escrita

Agradecemos sua visita! Volte sempre que puder! Se quiser deixe um comentário com sua opinião, assim que pudermos responderemos. Comentários ofensivos não serão aceitos.