agosto 28

Resenha Fortaleza Digital

Olá Amigos!
Confesso que realmente não foi fácil. É muito difícil você fazer a resenha de um autor que você gosta muito.
Tentei ser o mais imparcial possível, mas vamos lá.
Primeiramente para os aficionados da” teoria da computação” – não disse teoria da conspiração-, irá encontrar-se em um mundo digamos que um tanto Hacker – invasão, quebra de criptografia, etc.
Primeiramente achei o título brilhantemente condizente com a obra. O Fortaleza digital nada mais do um programa criado por um japonês com uma mente genial chamado Ensei Tankado como forma de vingança contra a NSA – que por sinal essa foi a segunda obra seguida de Dan Brown que li e novamente a NSA agencia de segurança nacional está participando fortemente no Plot da história – que possui um supermegahiperultracomputador chamado TRASNLTR  capaz de quebrar qualquer criptografia, MENOS adivinhem qual? Três chances:
1)    1 –  Coelhinho Felpudo.exe
2)     2 –  Uma linda abelhinha.exe
3)     3 – O FORTALEZA DIGITAL
Quem apostou no 3 acertou. Daí nasce a trama.
O segredo para quebrar o algorítimo, encontra-se na Espanha em um anel deixado por Tankado, que tem impressa a fórmula para se quebrar a criptografia.
A partir deste ponto me senti lendo um pouco na obra de JRR Tolkien : O Senhor dos Anéis, só que em tempo moderno. Uma caça em busca do anel deixado por Tankado, na qual David – que por sinal prestes a uma viagem que teve que ser adiada com a protagonista e namorada Susan da NSA – foi encaminhado para a Espanha em busca do Anel.
O problema da trama foi que Tankado liberou O Fortaleza Digital na Web e quem tivesse a chave para quebrar a criptografia, poderia enviar informações em segurança, a prova do TRASNLTR colocando em risco a segurança Americana.
Não vou escrever mais, se não acaba virando spoiler.
O fato é que admiro Dan Brown pela capacidade de criar um tornado dentro de um copo d’água como explodir os céus do vaticano e colocar em cheque a linhagem sagrada do Messias.
Em meu ponto de vista achei a obra com um publico alvo mais restrito como pessoas que amam a computação e games hackers – meu caso é claro.
Obra publicada pela Editora Sextante.
Avaliação:
NOTA TRAMA: 5
Qualidade Editorial: 5
Revisão Texto: 5
Custo: 3 
Capa: 3
Distribuição livrarias: 5
MEDIA GERAL: 4,33


Copyright 2018. All rights reserved.

Posted 28 de agosto de 2011 by Hermes Lourenço in category "Uncategorized

5 COMMENTS :

  1. By Hermes Marcondes Lourenço on

    Olá Angélica! Já passei pelo seu blog. Ficou muito legal as modificações.
    Dilalves, no meu ponto de vista a melhor obra do Dan Brown também é Ponto de Impacto. Perfeito no uso de todas as técnicas literárias. No Fortaleza Digital percebe-se alguns erros primarios de escrita como repetição de palavras, que passou despercebida até pelo revisor. Mas vale a pena sim, principalmente por quem gosta da clássica ação e perseguição a la Dan Brown.

    Reply
  2. By Dilalves on

    Caro Hermes. Não li esse livro ainda e confesso que com base na sua nota, não o leria. Não posso falar nada sobre ele, mas posso dizer sobre Ponto de Impacto. Um livro muito bem escrito e com uma média geral bem maior. Abraços.

    Reply
  3. By Angélica Roz on

    Oi Hermes!
    Até agora não li esse livro.
    Os únicos livros que ainda não li do autor foram esse e Ponto de Impacto.
    Que legal que você gostou, pois sempre leio comentários negativos… Mas, como gosto do tipo de trama, acredito que também vou curtir a leitura.
    Mudei o visual do blog… Depois passa lá, quero a tua opinião!! 😉

    Reply

Agradecemos sua visita! Volte sempre que puder! Se quiser deixe um comentário com sua opinião, assim que pudermos responderemos. Comentários ofensivos não serão aceitos.